sábado, 29 de dezembro de 2012

DIAGNÓSTICO DA CULTURA

FONTE : http://bethmichel.com.br/

A comissão multi disciplinar de transição que vai assumir a Sec. de Cultura a partir do dia 2 de janeiro é composta por seis pessoas , a saber:
José Facury Heluy ( Secretário) ; Elizabeth Fortes Michel ( Sub Secretária); James Jefferson Santos (Chefe de Gabinete) ; e os superintendentes: Ivan Cruz Vasconcellos Filho, Yuri Vasconcellos e Bira do Kô.
Esta comissão escolhida pelo Prefeito vem trabalhando desde a diplomação com a missão de fazer um minucioso exame das estruturas físicas e funcionais (material humano) a cargo da Secretaria, e em um segundo momento serão examinados um por um todos os processos de entidades subvencionadas pela Secretaria e contratos com prestadoras de serviço. Até decisão do Prefeito em contrário não será feita nenhuma contratação (leia-se portarias) de novos servidores além dos supra citados.
Aí vai um diagnóstico preliminar resumido  do que encontramos até este momento, que divulgo em prol da transparência requerida no manejo da coisa pública:
Relação tranqüila e parcialmente transparente com o Secretário de Cultura (2009-2012) e assessores onde foram pedidos inventários dos bens móveis, artísticos e técnicos a cada um dos 7 (sete) espaços culturais públicos. Também foram solicitadas e entregues as planilhas de espaços que recebem receitas de taxas e ingressos.Diagnosticamos:

Estruturas Físicas

  • Sede da Secretaria de Cultura
Prédio de dois andares da ProLagos, no Itajuru, onde a Secretaria de Meio Ambiente ocupa toda a parte de baixo e mais dois terços da área superior, restando apenas um terço para a Secretaria de Cultura, e mais o gabinete localizado no mesmo andar.
  • Museu Zé de Dome (Cháritas)
Precisa de revisão e reparos em todo o telhado, pois há vazamentos nas calhas frontais e traseiras do museu. O seu acervo artístico, incluindo as obras do artista que dá nome a casa, está acondicionado em um lugar ainda insalubre e necessitando de restauração. O museu precisa de um museólogo em seu quadro, para responder pelas questões técnicas que escapam do improviso. Um sistema de ar condicionado precisa também ser instalado ali.
  • Espaço Cultural da Praia do Forte
Completamente abandonado com fios desencapados e expostos ao perigo, colunas escoradas com emendas, telhados quebrados e fragilidade total no acondicionamento às obras e à segurança dos artistas que lá expõem. Por ter sido para nós, o pior dos espaços físicos encontrados, intuímos que aquilo tudo precisaria ser demolido para ser alçado um outro projeto que contemple a tradição e a importância do lugar.
  • Teatro Municipal Iná Mureb
O sistema de ar condicionado está funcionando precariamente, os banheiros do público e dos artistas com problemas de válvulas na descarga. E, o mais grave, o seu acervo iluminotécnico completamente sucateado necessita de reparos e compra de lâmpadas refletoras, no caso desse aparato técnico, continuar sendo gerido pelo poder público. Nesse quesito, ali vimos um estado de terra arrasada. Não existe também equipamento de som no espaço. Como objetivo para sanar isso, vamos sugerir a contratação de um iluminador e a terceirização por licitação do equipamento de som e luz do espaço, incluindo e complementando o ato licitatório com os equipamentos que lá estão em processo de oxidação. A ampliação do espaço virá depois…
  • Morada do Samba
O último vendaval quebrou praticamente todas as venezianas dos barracões que se encontram voltadas ao sudoeste e também quebrou telhas, deixando verter, desde que chova, grande quantidade de água para dentro dos mesmos. A instalação hidráulica da bomba foi arrebentada por vândalos, assim como o material de incêndio etc… Temos para este espaço, um projeto de cedermos dois barracões para uma escola de circo, teatro, artesanato, escultura e música.
  • Biblioteca Municipal
Impossível aquele acervo todo permanecer ali. Livros estão amontoados nos cantos por falta de espaço e o próprio prédio com várias goteiras e vazamentos não oferece nenhuma segurança pela fragilidade do acervo ali contido. Sugerimos a contratação valorizada de uma bibliotecária, já que a que lá está alocada recebe um cargo comissionado muito baixo não condizente com a sua formação superior. Sugerimos a mudança urgente do espaço da biblioteca, fazendo do prédio, após breve reforma, a sede da Secretaria de Cultura.
  • Espaço Giga Byte (Jardim Esperança)
-Espaço em bom estado que funciona no prédio da Sub Prefeitura do bairro
  • Espaço Chico Tapibuia (Tamoios)
-Espaço em bom estado que funciona no ginásio poli esportivo distrito
  • Forte São Matheus
-Precisa de reparos e pintura, pois temos uma idéia de transformá-lo em um pequeno museu com fotos e peças das armas do Brasil colonial, pois os canhões ali alocados sugerem essa utilização.

Recursos Humanos

Existem na folha da Secretaria 61 (sessenta e um) funcionários concursados sendo que 40 ( quarenta) estão inativos e ou sem função, e mais 86 (oitenta e seis) com portarias que não serão renovadas, nem repostas até segunda ordem direta do Prefeito ( favor não insistir).  Os 61 funcionários concursados estão assim distribuídos pelos setores  acima.
  • Gabinete do Secretário (Sede da Secretaria)- 12 ( 7 ativos e 5 inativos) + 12 portarias
  • Museu José de Dome (Charitas) – 14 ( 3 ativos e 11 inativos) + 1 portaria
  • Espaço Cultural da Praia do Forte – 4 (todos inativos) + 4 portarias
  • Teatro Municipal Iná Mureb – 6 ( 3 ativos e 3 inativos) + 10 portarias
  • Morada do Samba – 4 ( 2 ativos e 2 inativos) + 9 portarias
  • Biblioteca Walter Nogueira – 16 ( 6 ativos e 10 inativos ) + 2 portarias
  • Forte São Matheus – 1 ( emprestado à Secretaria de Turismo)
  • Local indeterminado e não sabido- 5 (inativos) + 58 portarias
TOTAL da Folha do RH: 157 (cento e cinqüenta e sete)
Comentário diante deste quadro:
“VAI SER PRECISO MUITA CRIATIVIDADE E MULTIPLICAÇÃO DESSE MINGUADO PÃO PARA SAIRMOS DESSE ESTADO DE TERRA SEMI ARRASADA”(sic) – José Facury Heluy

Nenhum comentário:

Postar um comentário